Concílio Vaticano II by Pedro Rigolo Filho & Arquidiocese de Campinas

Concílio Vaticano II

By Pedro Rigolo Filho & Arquidiocese de Campinas

  • Release Date: 2012-03-01
  • Genre: Cristianesimo
Download Now
The file download will begin after you complete the registration. Downloader's Terms of Service | DMCA

Description

No ano da comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II a Arquidiocese de Campinas republica em formato digital-ebook as Fichas de Estudos sobre o Vaticano II lançadas em 2011.

As referidas fichas fazem parte do projeto “Fichas de Estudos” que é uma iniciativa formativa da Coordenação de Pastoral e Setor Imprensa da Arquidiocese de Campinas através do Ambiente Virtual de Formação: Igreja em Rede.

A intenção do projeto é oferecer subsídios de formação aos agentes de pastoral através dos modernos recursos digitais, segundo as orientações do papa e do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que tem estimulado a presença da Igreja na web, seja para evangelizá-la bem como utilizar as maravilhas da tecnologia (Inter Mirifica). 

O  Projeto se inspirou no exitoso projeto das Fichas de Liturgia publicadas pelo Setor de Liturgia da CNBB e se propõe a oferecer subsídios sobre diversos temas. O primeiro escolhido foi o Concílio Vaticano II, especialmente as quatro Constituições Conciliares, com cinco fichas cada sendo precedidas por duas fichas introdutórias. Tal qual o Concílio o objetivo das Fichas é pastoral, de tal forma que nelas se poderá ler uma breve síntese sobe cada constituição.

No ano de 2011 foram publicadas as Fichas introdutórias e as Fichas das Constituições Sacrosanctum Concilium e Lumen Gentium. As fichas relativas às Constituições Dei Verbum e Gaudium et Spes serão lançadas entre fevereiro e junho de 2012, quando  será publicado o segundo livro digital. 

Tal qual o Concílio, estas referidas fichas são obra de várias mãos. Elas foram escritas em mutirão pela equipe do Ambiente Virtual de Formação (Antonio Gazato Neto, Mônica Moreira Fonseca, Rachel Lemos Abdalla, Maria Lúcia Pascoal e Márcia Aparecida Resk). A mim coube a organização, coordenação e publicação delas. Estas fichas foram totalmente produzidas através das tecnologias digitais da chamada web 2.0, especialmente,  do editor de texto on-line do Google que permite a interação e colaboração na produção de material sem uma reunião presencial sequer. A produção comunitária das fichas procura expressar a força da Igreja Ministerial que tomou corpo com o Concílio.

Que esta nova iniciativa possa fazer com que mais e mais pessoas tenham acesso a este material de formação e que todos e todas se sintam animados à tomarem parte em nossos estudos on-line para melhor servir e colaborar na construção do Reino de Deus.

Pedro Rigolo Filho, organizador.

keyboard_arrow_up